Livro: Impactos da Violência na Escola

Joviana Quintes Avanci
Organizadoras

Copyright © 2010 dos autores
Todos os direitos de edição reservados ao Ministério da Educação e à Fundação Oswaldo Cruz/Editora

ISBN: 978-85-7541-194-0

Tiragem: 47 mil exemplares. Edição não comercial.

Esta publicação tem o objetivo de colaborar na construção de conhecimentos a respeito das formas de enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes, praticadas no ambiente da escola ou nele identificadas. Para que a escola cumpra seu papel de socialização de crianças e adolescentes e os profissionais da educação de mediadores na relação ensino-aprendizagem, é fundamental compreender que esse processo é permeado pelas relações e vivências que ocorrem dentro e fora da escola, que interferem diretamente no ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade da educação.

Este livro traz uma abordagem voltada para a promoção de uma cultura de direitos humanos. Dele participam autores(as) que discutem temáticas como o bullying, preconceitos e atitudes discriminatórias em relação ao gênero, à raça, à diversidade sexual, além das esferas sociais que geram violência contra crianças e adolescentes, como a violência doméstica.

Os (as) autores (as) também apontam para as alternativas de ações de promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Essas alternativas não pretendem ser um receituário a ser observado pela escola, mas oferecem possibilidades de reflexões e práticas que tratam, por exemplo, da participação da comunidade escolar no enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes.
Nesse sentido, é importante que os (as) profissionais de educação estejam capacitados (as) para atuarem, por exemplo, na notificação e no encaminhamento de casos de violações de direitos de crianças e adolescentes identificados na escola. A observação e o contato diário com os (as) estudantes colaboram para que os profissionais da educação, mais que quaisquer outros, possam atuar na promoção e proteção de direitos de crianças e adolescentes.

A escola pode contribuir decisivamente para o estabelecimento de práticas educativas que ensejem discussões, atitudes e a construção de posicionamentos refratários às violências simbólicas, às discriminações, aos preconceitos, à violação da dignidade humana. A educação é um direito humano que também orienta o processo de disseminação de uma cultura dos direitos humanos para outras esferas sociais. Nesse sentido está a sua centralidade e a de seus agentes na sociedade brasileira.
Desejamos que esta publicação seja capaz de dar visibilidade a essa temática e de contribuir para semear práticas educativas mais inclusivas, acolhedoras e promotoras dos direitos humanos no ambiente escolar.

PARA BAIXAR O LIVRO COMPLETO EM PDF CLICK AQUI.
Link: http://books.scielo.org/id/szv5t/pdf/assis-9788575413302.pdf

PARA LER UM RESUMO DO LIVRO EM WORD CLICK AQUI

PARA COMPRAR O LIVRO ACESSE O SITE www.estantevirtual.com.br

BÔNUS - 30 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PROBLEMAS COTIDIANOS QUE PREOCUPAM OS PAIS - trecho do Livro "Disciplina, limite na medida certa", de Içami Tiba.