Flicts/Ziraldo: Um livro para trabalhar preconceito e inclusão em anos iniciais

05 outubro 2017




“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.


É um excelente livro para trabalhar na escola com anos iniciais e assim apresentar o assunto preconceito, além de desenvolver a inclusão entre alunos e suas diferenças. No final inclusive é possível propor uma apresentação teatral feita pelos próprios alunos para a escola, uma vez que o livro usa basicamente cores e as frases são simples, apesar de a história trazer um entendimento importante e grandioso cheio de significados. É um livro muito tocante!



Neste link (https://goo.gl/H47HW6) é possível ver um projeto baseado no livro Flicts que foi desenvolvido por uma professora e se inspirar para criar o seu.

Ou mesmo trabalhar atividades baseadas na história (https://goo.gl/g6NkMR)

No vídeo abaixo é contada de forma simples, mas com muitas cores o livro Flicts:


O livro Flicts também já foi tema de um episódio da Série Televisiva “Um Menino Muito Maluquinho”, da TV Brasil, vale a pena assistir e copiar/reproduzir (pois na história no Teatro da escola é encenado o Livro Flicts). Veja: 


Ou assista pelo youtube no link https://youtu.be/no3IIUD_Dig


Você sabe qual a cor da lua?

Esperamos que tenha gostado da indicação e do livro, até a próxima! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário