"Carreto" Curta-metragem com AD

22 março 2019

Curta-metragem baiano com AD (áudio descrição), "Carreto", de Cláudio Marques e Marília Hughes, foi um dos 11 curtas selecionados para integrar a primeira mostra inclusiva de cinema da Bahia.

O curta-metragem apresenta a história de Tinho, menino que trabalha recolhendo mariscos e caju no Nordeste do país. Ele, que é uma das vítimas do trabalho infantil, acaba se tornando grande amigo da menina Stephanie. A despeito da narrativa leve e sensível, a exploração infantil aparece, alertando os espectadores sobre as piores formas. Um curta encantador e comovente que fala ainda de amizade, solidariedade, inclusão, alteridade e sociedade em sentido mais amplo.

Por ter áudio descrição, o referido vídeo já promove a inclusão de pessoas com deficiência visual, que podem ouvir a história narrada. Material para discutir as múltiplas deficiências existentes no cotidiano escolar e social. Os professores podem passar o filme apenas em áudio e posteriormente mostrar o vídeo completo (áudio e vídeo), assim é possível proporcionar aos alunos uma experiência de alteridade (trabalhar a inclusão).

"Entre o ideal e o possível, lute sempre pelas condições ideais, mas as vezes, com pequenas adaptações, podemos encontrar grandes soluções para os desafios do cotidiano (fazer o possível).”

Um curta-metragem que serve como lição de vida àqueles que pensam a inclusão no sentido amplo, ainda que atuando de forma simples e eficaz.

Fonte: Educatube

Como baixar os vídeos? Através do site: http://www.clipconverter.cc/pt/
Ou no link do vídeo no youtube digite ss após o www. e dê enter. Ex.: www.ssyoutubelinkvideo...