Paquistanesa Malala Yousafzai
queria apenas que ela e suas colegas tivessem o direito de estudar, o
que, em seu país, é proibido para meninas. No Paquistão, menos de
metade das meninas frequenta a escola, segundo um relatório da ONU.
Mesmo perseguida, ela não se calou e nem desistiu de sua luta.
Chegou a sobreviver a um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da
escola. Malala Yousafzai foi a vencedora do Nobel da Paz 2014. Aos 17
anos, ela é a mais nova a ganhar o prêmio.
E a história de Malala inspirou a professora
Raphaella Marques (que trabalha na Rede Municipal de Ensino no Rio de
Janeiro) a desenvolver um projeto com sua classe do 3º ano do Ensino
Fundamental. Confira as ideias de fundamentaram o trabalho.
Por Que conversar sobre a Malala com as
crianças?
Malala é uma menina ativista mais influente no
mundo da atualidade, que busca a valorização da educação e o
pleno acesso das crianças às escolas.
A sua história de vida é capaz de nos
sensibilizar e perceber que vivemos realidades culturais bem
distintas, mas que buscamos os mesmos ideais para os nossos alunos,
uma vez que eles já possuem a oportunidade e liberdade para
transformarem suas vidas, bem diferente da realidade de Malala, pois
seus direitos já foram conquistados, porém, ainda precisam se
apropriar dos mesmos.
Apresentar Malala é um ponto de partida para
sinalizarmos os direitos já adquiridos pela Legislação Brasileira
e Unesco e darmos autonomia e voz para os alunos expressarem seus
sonhos e ideias sobre a vida.
Enquanto a escola será o espaço que tentará por
meio dessa ação cumprir o seu papel político e social de
conscientizar e mobilizar os alunos para além das salas de aula.
Proposta de Atividades
ºmomento “diálogo”:
- Com a apresentação de slides: expor o contexto sociocultural e a vida da Malala propondo diálogos comparativos com a realidade dos alunos. Acesse aqui: http://pt.slideshare.net/raphaellaclio/projeto-malala?related=1
1- Explorar inicialmente a imagem
da Malala, sem dizer quem é.
Perguntar se alguém conhece esta menina? Sobre a
vestimenta? Em que região do mundo se usa? E por que usa?
2- Apresentar a Malala, contar
onde morou, a sua religião, quem é ela, a sua importância mundial,
que ganhou o Prêmio Nobel da Paz ( sempre explorando os nomes
Malala, Paquistão, islamismo, luta, educação).
3- Explorar o discurso da Malala
na Unesco , sinalizando as palavras "chaves" que
representam a luta pela igualdade e oportunidade de escola e educação
para todas as crianças e principalmente, para as meninas. (educação,
crianças, livros, mundo, caneta).
4- Localizar geograficamente
comparando o Brasil e o Paquistão.
5- Localizar a cidade que morava
- Mingora. Comparar que vivemos na cidade chamada Rio de Janeiro.
6- Cultura: religião - islamismo
- Alá - Alcoorão - Maomé (pode fazer comparação citando que no
Brasil temos o Cristianismo, catolicismo/evangélicos, Deus, Bíblia).
7- Sinalizar que as mulheres e as
meninas dessa região precisam usar um véu ao sair de casa e em
outros lugares precisam usar uma burca. E perguntar como as pessoas
se vestem no RJ.
8- Explicar que o Talibã é um
grupo político de homens que atuam nessa região que querem tomar
conta do local. Dizer que esse grupo de homens não permitem que as
meninas estudem e que as mulheres trabalhem e saiam de casa. E que
esse grupo castigou a Malala. E sinalizar que isso não acontece com
mulheres e meninas do Brasil.
9- Relatar que Malala saiu do
hospital, ganhou o Prêmio Nobel da Paz (dizer que é um prêmio mais
importante do mundo) e hoje estuda na Inglaterra, que viaja pelo
mundo lutando pelos direitos das crianças e o direito à educação.
10- No dia do seu aniversário,
12 de julho, inaugurou uma escola que tem o seu nome só para
meninas.
11- Apresentar os direitos das
crianças e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Explicar
que no Brasil as crianças têm oportunidade de estudar numa escola,
ninguém proíbe e que as meninas podem estudar em igualdade com os
meninos.
2ºmomento “MÃO NA MASSA”:
- Produção Textual sobre os direitos das crianças e quais outras necessidades das crianças.
- Confecção de cartazes em grupo sobre os direitos das crianças.
- Produção Textual: opinião sobre a história de vida da Malala.
- Confecção de desenhos sobre a história de vida da Malala.
- Atividade gramatical no caderno sobre as palavras chaves da apresentação.
3º momento “LEITURA E VÍDEO”:
Apresentação de alguns vídeos para
contextualização:
- Menina paquistanesa é baleada - http://youtu.be/qvfjhxzn3tu
- Malala se recupera do atentado- http://youtu.be/v48-fhnrfae
- Malala Yousafzai: "Deus deu-me uma segunda vida" http://youtu.be/lsindcxdb30
- Malala 'contra-ataca' Talibã na ONU com "canetas e livros"- http://youtu.be/3qgxtmxl0aq
- Sobre a vida e o local (algumas partes foram editadas por conter cenas de violência): http://youtu.be/9f5yew6xfzk
- Prêmio Nobel da Paz- http://glo.bo/12zqkq0
- Leitura do livro “Malala- a menina que queria ir para escola”, de Adriana Carranca.
4º MOMENTO “INTERAÇÃO”:
- Tentar contato com a autora do livro para uma interação via rede social.
- Tentar contato com a equipe da comunicação da Malala.
PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL TIA CIATA
– SME/ RJ EM 2015 PELA PROFESSORA: RAPHAELLA MARQUES DE
CARVALHO (www.raphaellamarques.com)
- PROPOSTA REALIZADA NO 3ºANO DO EF – TURMA:1.302
vídeo Malala:
https://www.youtube.com/watch?v=cug1-eTOVSk
ONDE COMPRAR O LIVRO: www.estantevirtual.com.br (novos e usados a preço justo)
ONDE BAIXAR A BIOGRAFIA DE MALALA:
ou