Projeto Malala

10 junho 2017

Paquistanesa Malala Yousafzai queria apenas que ela e suas colegas tivessem o direito de estudar, o que, em seu país, é proibido para meninas. No Paquistão, menos de metade das meninas frequenta a escola, segundo um relatório da ONU. Mesmo perseguida, ela não se calou e nem desistiu de sua luta. Chegou a sobreviver a um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Malala Yousafzai foi a vencedora do Nobel da Paz 2014. Aos 17 anos, ela é a mais nova a ganhar o prêmio.
E a história de Malala inspirou a professora Raphaella Marques (que trabalha na Rede Municipal de Ensino no Rio de Janeiro) a desenvolver um projeto com sua classe do 3º ano do Ensino Fundamental. Confira as ideias de fundamentaram o trabalho.

Por Que conversar sobre a Malala com as crianças?

Malala é uma menina ativista mais influente no mundo da atualidade, que busca a valorização da educação e o pleno acesso das crianças às escolas.
A sua história de vida é capaz de nos sensibilizar e perceber que vivemos realidades culturais bem distintas, mas que buscamos os mesmos ideais para os nossos alunos, uma vez que eles já possuem a oportunidade e liberdade para transformarem suas vidas, bem diferente da realidade de Malala, pois seus direitos já foram conquistados, porém, ainda precisam se apropriar dos mesmos.
Apresentar Malala é um ponto de partida para sinalizarmos os direitos já adquiridos pela Legislação Brasileira e Unesco e darmos autonomia e voz para os alunos expressarem seus sonhos e ideias sobre a vida.
Enquanto a escola será o espaço que tentará por meio dessa ação cumprir o seu papel político e social de conscientizar e mobilizar os alunos para além das salas de aula.

Proposta de Atividades

ºmomento “diálogo”:

1- Explorar inicialmente a imagem da Malala, sem dizer quem é.
Perguntar se alguém conhece esta menina? Sobre a vestimenta? Em que região do mundo se usa? E por que usa?
2- Apresentar a Malala, contar onde morou, a sua religião, quem é ela, a sua importância mundial, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz ( sempre explorando os nomes Malala, Paquistão, islamismo, luta, educação).
3- Explorar o discurso da Malala na Unesco , sinalizando as palavras "chaves" que representam a luta pela igualdade e oportunidade de escola e educação para todas as crianças e principalmente, para as meninas. (educação, crianças, livros, mundo, caneta).
4- Localizar geograficamente comparando o Brasil e o Paquistão.
5- Localizar a cidade que morava - Mingora. Comparar que vivemos na cidade chamada Rio de Janeiro.
6- Cultura: religião - islamismo - Alá - Alcoorão - Maomé (pode fazer comparação citando que no Brasil temos o Cristianismo, catolicismo/evangélicos, Deus, Bíblia).
7- Sinalizar que as mulheres e as meninas dessa região precisam usar um véu ao sair de casa e em outros lugares precisam usar uma burca. E perguntar como as pessoas se vestem no RJ.
8- Explicar que o Talibã é um grupo político de homens que atuam nessa região que querem tomar conta do local. Dizer que esse grupo de homens não permitem que as meninas estudem e que as mulheres trabalhem e saiam de casa. E que esse grupo castigou a Malala. E sinalizar que isso não acontece com mulheres e meninas do Brasil.
9- Relatar que Malala saiu do hospital, ganhou o Prêmio Nobel da Paz (dizer que é um prêmio mais importante do mundo) e hoje estuda na Inglaterra, que viaja pelo mundo lutando pelos direitos das crianças e o direito à educação.
10- No dia do seu aniversário, 12 de julho, inaugurou uma escola que tem o seu nome só para meninas.
11- Apresentar os direitos das crianças e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Explicar que no Brasil as crianças têm oportunidade de estudar numa escola, ninguém proíbe e que as meninas podem estudar em igualdade com os meninos.

2ºmomento “MÃO NA MASSA”:
  • Produção Textual sobre os direitos das crianças e quais outras necessidades das crianças.
  • Confecção de cartazes em grupo sobre os direitos das crianças.
  • Produção Textual: opinião sobre a história de vida da Malala.
  • Confecção de desenhos sobre a história de vida da Malala.
  • Atividade gramatical no caderno sobre as palavras chaves da apresentação.
3º momento “LEITURA E VÍDEO”:
Apresentação de alguns vídeos para contextualização:
4º MOMENTO “INTERAÇÃO”:
  • Tentar contato com a autora do livro para uma interação via rede social.
  • Tentar contato com a equipe da comunicação da Malala.

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL TIA CIATA – SME/ RJ EM 2015 PELA PROFESSORA: RAPHAELLA MARQUES DE CARVALHO (www.raphaellamarques.com) - PROPOSTA REALIZADA NO 3ºANO DO EF – TURMA:1.302

ONDE COMPRAR O LIVRO: www.estantevirtual.com.br (novos e usados a preço justo)
ONDE BAIXAR A BIOGRAFIA DE MALALA: