Dicas para realizar produção de vídeo

27 agosto 2020

PARA TER ACESSO AO MATERIAL COMPLETO (E-BOOK / PDF) CLIQUE AQUI!!

Tipos de vídeos:

O longa-metragem é um filme com mais de 70 minutos de duração e grande exigência de investimento.

O média-metragem possui entre 30 e 69 minutos de duração.

Curta-metragem é um filme com duração inferior a 30 minutos.

Curtíssima tem duração aproximada de 2 a 3 minutos e é habitualmente realizado com tecnologias móveis digitais, sobretudo celular. Aparelhos celulares apresentam características que favorecem esse tipo de produção, como a facilidade de manuseio, captação, edição e publicação.

Vídeos de bolso, além de possuírem curtíssima duração, são ágeis, lúdicos e propícios à experimentação: um convite à imaginação!

 

Gêneros de vídeo:

Produções audiovisuais podem assumir o gênero de ficção ou de documentário. A ficção é caracterizada por narrativas imaginárias, criadas total ou parcialmente. O documentário, por outro lado, busca representar de maneira fidedigna a realidade, sem nela interferir.

Se a ficção permite explorar a inventividade, o pensamento criativo e a imaginação, o documentário oferece um terreno fértil para a coleta, a análise e a apresentação coerente de dados e informações. A limitação do tempo – presente nos vídeos de bolso – traz ainda o desafio da síntese, um importante aspecto do trabalho linguístico e comunicacional.


PRODUÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO


Projeto Primeiro Filme: Descobrindo - Fazendo - Pensando (Carlos Gerbase)


Prepare o ambiente, explore os posicionamentos de câmera, preste atenção ao som, valorize a luz, imagens e som (use de um jeito legal), aventure-se na edição. 


Disponível em: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos


Algumas dicas são também importantes para uma boa gravação. Schäfer, em material complementar para o Desafio Inova Escola – Criando o vídeo para o Voto Popular (Fundação Telefônica Vivo, 2019), traz recomendações para os momentos que constituem a etapa de gravação. As recomendações foram base para o vídeo explicativo produzido pelo Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, direcionado aos professores participantes do prêmio. Confira:




EDITORES DE VÍDEO PARA CELULAR - leia mais aqui. 


DICAS: A matéria de Ana Nemes para o site Tecmundo aborda “truques” para qualificar a gravação de vídeos com o celular (abrangendo luz, ambiente, suporte), o que contribui também com o processo de pós-produção.

 

NEMES, Ana. Dicas para fazer um filme sensacional com a câmera do seu celular (vídeo). Portal Tecmundo. Mar. 2012. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm>.


Fonte deste texto e material: https://www.escolasconectadas.org.br/


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário